Confrontados com triste notícia do falecimento do cantor e compositor Roberto Leal, ocorrida hoje dia 15 de setembro, no Hospital Samaritano, na cidade de São Paulo, o Embaixador de Portugal Jorge Cabral enviou uma mensagem de condolências aos familiares e amigos do cantor, bem como aos responsáveis do conselho das comunidades portuguesas, em S. Paulo.

Com 45 anos de carreira na música e radicado no Brasil desde os 11 anos de idade, Roberto Leal fez também cinema e televisão, mas foi à música que se dedicou, até ao fim da sua vida. Roberto Leal, nome artístico de Antonio Joaquim Fernandes, foi um homem simples e amigo, sempre orgulhoso das suas origens e da sua pátria, honrando as tradições e a música popular portuguesas. Foi, aliás, desse modo que prestou um inestimável contributo para a aproximação e união das comunidades portuguesa e luso-brasileira, no Brasil. Nessa medida, poderá ser genuinamente considerado um “Embaixador da Cultura portuguesa”, no Brasil.

Embaixador Jorge Cabral recorda, com emoção, o encontro que manteve com o cantor, em janeiro deste ano, em S. Paulo, por ocasião da deslocação ao Brasil de S.Exa. o SECP, Dr. José Luis Carneiro, altura em que Roberto Leal lhes falou, com grande paixão e entusiasmo, de diversos projetos ligados à sua atividade profissional, que pretenderia executar.

O seu falecimento representa uma perda irreparável para a família portuguesa, para Portugal, para a comunidade luso-brasileira, mas, seguramente também, para o mundo artístico e para o panorama musical em geral.

 

  • Partilhe