berta nunes

 

Leia no seguinte link a mensagem de S. Exa. a Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas (10 de junho): 

https://www.portaldiplomatico.mne.gov.pt/comunicacao-e-media/noticias/mensagem-da-secretaria-de-estado-das-comunidades-portuguesas-por-ocasiao-do-dia-de-portugal-de-camoes-e-das-comunidades-portuguesas?fbclid=IwAR1bzi7M3JDqycIV3tyTbiJEXMlXSt0uTCSQF-Wz6We07WFo6TCgI0XeHWU

" (...) À data de hoje, estima-se que cerca de um terço da população com nacionalidade portuguesa – 5,3 milhões – vive fora de Portugal. Portugal tem comunidades com mais de 75 mil pessoas, espalhadas por quatro continentes (Europa, América, África e Ásia) para além de núcleos relevantes na Oceânia. Temos perto de 700 cidadãos portugueses e lusodescendentes eleitos, a desempenhar funções politicamente relevantes. Existem cerca de 2.000 associações de matriz portuguesa pelo Mundo, a cumprir uma importante missão de promoção cultural e de natureza filantrópica e social, que deve ser reconhecida. Vivemos, por estes dias, um momento de exceção, mas unidos, conseguiremos ultrapassar as dificuldades. (...) É nosso objetivo, no Ministério dos Negócios Estrangeiros e na Secretaria de Estado, continuar a estreitar a proximidade entre Portugal e as Comunidades Portuguesas. Ao mesmo tempo, garantir que os nossos nacionais no estrangeiro têm a proteção e o apoio adequados, quando dele necessitam. Procurar que o atendimento seja próximo, o mais abrangente possível, célere e adaptado aos dias de hoje, sempre que as circunstâncias o permitam (...) ". 

 

  • Partilhe