video 10 junho

 

Caros compatriotas

Caros amigos de Portugal

Já festejámos muitas vezes juntos.

Já celebrámos o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em inúmeras outras ocasiões. Brindámos, juntos, com os sabores únicos dos vinhos portugueses e tivemos a alegria de poder partilhar a nossa riquíssima gastronomia.

Cantámos em sintonia os nossos hinos nacionais do Brasil e de Portugal e, continuámos, noite fora, a desfrutar do melhor da música e da cultura portuguesa e brasileira.

Este ano, infelizmente, não o poderemos fazer. Este ano, pela primeira vez em muitos anos, não nos será possível receber os nossos concidadãos e amigos de Portugal.

No entanto, apesar de não vos podermos acolher aqui em Brasília, nem no Rio de Janeiro, nem em São Paulo, Salvador da Bahia, Belo Horizonte, Belém do Pará, Porto Alegre, Recife, Curitiba, ou Fortaleza, ou em outras cidades por esse Brasil fora, o sentido de união não será menor, nem tão pouco a vontade de celebrarmos, em comunhão e proximidade, este dia tão marcante para todos nós.

Foi sempre, ao longo da História, em tempos de provação, que a boa cepa portuguesa mostrou os seus melhores tons. A sua resiliência, tenacidade, engenho, audácia e espírito de superação, capacidade de vencer os maiores e mais intransponíveis desafios, destacou-se sempre, de forma particular, nos momentos mais difíceis.

Não haverá, creio, melhor exemplo de superação do que a história da emigração portuguesa pelo Mundo e também aqui, neste imenso Brasil.

Hoje, vivemos novamente tempos desafiantes. Tempos de dúvida, de inquietação e incerteza, de receio. E é aos mais antigos, aos nossos antepassados, aos nossos pais e avós, que devemos ir buscar inspiração para melhor conseguirmos enfrentar este terrível “inimigo” invisível que a todos assola e atemoriza, por igual.

Li recentemente uma frase, de autor desconhecido, que muito me marcou e que vou citar: “Emigração não é só uma crónica de mágoa e arrependimento. É também uma história poderosa de contribuição e adaptação.

Também agora, neste período difícil, teremos todos que saber adaptarmo-nos da melhor forma possível, buscando a melhor maneira de contribuir para o bem-estar das comunidades onde nos inserimos. Pensando no bem-estar das nossas famílias, dos nossos amigos, colegas de trabalho, vizinhos, concidadãos, mas também na solidariedade com os que mais sofrem, tantas vezes de forma anónima e solitária. 

Estou certo de que o engenho português, revitalizado pela mais tropical criatividade luso-brasileira, encontrará o caminho certo e os recursos necessários para amenizar esta fase difícil das nossas vidas.

Numa altura, em que alguns procurarão erguer muros de incompreensão perante algumas medidas que se impõem, saibamos nós construir pontes de amizade e encontrar a medida justa entre o necessário distanciamento social e a proximidade humana que nos distingue e que pode dar-nos maior alento e esperança.

Hoje, não poderemos partilhar um abraço, mas podemos trocar sorrisos e mensagens de pertença e amizade, para que esta festa não seja menos vivida.

É, portanto, neste espírito de verdadeira união e solidariedade, que celebramos convosco este 10 de Junho de 2020. E fazemo-lo em conjunto com todos os postos consulares e representações consulares honorárias no Brasil.

Somos orgulhosamente uma das maiores comunidades lusitanas além-fronteiras.

Somos, também por isso, a maior rede consular de Portugal num só país:

De Belém a Porto Alegre, de Recife a Curitiba, de Fortaleza a Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e de outras muitas cidades por esse enorme Brasil fora...

Embora possa parecer que estamos longe, creiam-nos bem perto de cada um de vós.

Festejemos, pois, juntos, sem esmorecer, mas antes com muita esperança no olhar, a importância e transcendência desta fraternidade transatlântica, que se alimenta da eterna chama lusitana, dos cantos e sonetos de Camões, e do especial dinamismo da vasta Comunidade Portuguesa e luso-brasileira espalhada por todo o Brasil.

 

A todos os nossos concidadãos,

A todos os amigos de Portugal,

A todos os nossos colaboradores e funcionários,

Viva a Comunidade Portuguesa!

Viva o Brasil!

Viva Portugal!

 

Jorge Cabral 

Embaixador de Portugal no Brasil 

 

Brasília, 10 de junho de 2020

 

 

 

 img9 2

 Confira a mensagem em vídeo no seguinte link: 

https://www.facebook.com/1619906214963587/posts/2631365903817608/

 

 

 

#DiadePortugal #10dejunho

  • Partilhe