mg 0129©CAPES

 

No dia 7 de Novembro, o Embaixador de Portugal, Jorge Cabral, reuniu com o Presidente da Fundação para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Anderson Ribeiro Correia. Assistiram também ao encontro, pelo lado brasileiro, Ricardo da Costa, Assessor da Presidência, Carlos Lenuzza, Diretor de Ensino à Distância e de Formação de Professores de Educação Básica e Jussara Pereira Prado, Coordenadora de Parcerias com a Europa Latina e para o Desenvolvimento.

O encontro teve como objectivo a discussão de parcerias estratégicas de cooperação académica entre Portugal e o Brasil, bem como sobre Educação Básica e Ensino à distância. Foram abordados os seguintes programas: o Programa Institucional de Internacionalização (CAPES/PRINT), o Edital aberto CAPES/ Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) – Formação de Professores de Educação Básica. No âmbito da Educação Básica foram referidos os óptimos resultados alcançados no nosso país, sendo Portugal, por esse motivo, parceiro privilegiado nessa vertente.

Foi ainda referida a recente criação, com o patrocínio da CPLP, da Associação de Educação à Distância dos Países de Língua Portuguesa. Nesse contexto, foi destacada a importância da colaboração que a CAPES mantêm com a Universidade Aberta portuguesa, cujos mais de 30 anos de experiência enquanto instituição de Ensino Superior público, à distância, são de extrema riqueza e utilidade para os interlocutores brasileiros. 

  • Partilhe