logotipo legislativas 01

Publicado a 9 de setembro de 2019

 

No dia 6 de outubro de 2019 serão realizadas eleições para a Assembleia da República, os cidadãos portugueses residentes no estrangeiro que não tenham manifestado preferência pelo voto presencial para estas eleições estarão automaticamente recenseados para votar por via postal.

 

Para votar por via postal, os cidadãos portugueses residentes no estrangeiro e recenseados no caderno eleitoral receberão nas suas casas a seguinte documentação, enviada pelos serviços do Ministério da Administração Interna de Portugal:

      a) um boletim de voto;
     b) um envelope de cor verde – sem quaisquer indicações - destinado a receber o boletim de voto;
    c)  um segundo envelope, branco e de tamanho maior, de forma a conter o envelope do boletim de voto. Trata-se de um envelope de franquia postal paga.

 

Para votar por via postal, o eleitor deve seguir os seguintes passos:

  1. No boletim de voto, marcar com uma cruz, no quadrado respectivo, a lista em que vota;
  2. Dobrar o boletim em quatro, introduzindo-o depois no envelope de cor verde;
  3. Fechar o envelope de cor verde, introduzindo-o no envelope branco - juntamente com uma fotocópia do cartão de cidadão ou do bilhete de identidade;
  4. Fechar o envelope branco e remeter pelo correio (o envelope já se encontra pago pelas autoridades portuguesas, apenas sendo necessário colocá-lo no correio).

 

O voto por via postal tem como morada de referência para fins de recepção do boletim de voto a morada indicada aos serviços de identificação civil no momento do primeiro pedido ou renovação do Cartão de Cidadão.

O envio postal não necessita de aguardar pelo dia da eleição, devendo ser realizado pelo eleitor o mais cedo possível. No limite, o voto poderá ser enviado, o mais tardar, até ao dia 6 de outubro, para que possa ser considerado.

Para complemento destas informações, consulte uma cópia do folheto que acompanhará o boletim de voto, com instruções relativas ao voto por via postal, vídeo explicativo, bem como o espécime de boletim de voto pelo círculo eleitoral “Fora da Europa”.

 

Em caso de dúvidas, agradecemos que contactem esta Embaixada pelo email: isvania.viegas@mne.pt ou pelo telefone (061) 3032 9645.

 

 

  • Partilhe