concurso meio ambiente ue retangular

 

 

A Delegação da União Europeia no Brasil, em colaboração com a Embaixada de Portugal e o Camões – Centro Cultural Português em Brasília, promovem o Prémio Diplomacia Verde para a Juventude - "Meio Ambiente: é urgente agir".

Este ano, o concurso adquire uma importância particularmente significativa. No contexto da luta contra a crise sanitária global provocada pela Covid-19, a U.E lançou um pacote abrangente para uma recuperação verde, sustentável e inclusiva pós-pandemia, e cidades como Lisboa, que recebeu o título "Capital Verde da Europa 2020", atribuído pela U.E, fornecem inúmeros exemplos de melhores práticas, que inspiram ações futuras para superar os desafios socioeconômicos e ambientais levantados por esta epidemia sem precedentes.

A iniciativa do concurso inscreve-se na diplomacia climática e visa sensibilizar os jovens para a necessidade de cuidar do ambiente em que vivemos. O Prémio é destinado a jovens brasileiros, com idade compreendida entre 18 e 25 anos, que pretendem ser protagonistas na mudança para um futuro mais sustentável, verde e inclusivo.

Para participar, é necessário enviar um vídeo criado para dispositivos digitais, com duração máxima de 2 minutos, que comunique sobre projetos/ações realizados com efeitos ecológicos positivos e tangíveis, ou seja: projetos e ações que sejam verdes, sustentáveis e inclusivos, que já estejam em curso e que se destinam a melhorar o meio ambiente.

 

Foram estabelecidos cinco eixos temáticos para o concurso:

  1. Soluções verdes e sustentáveis para áreas urbanas;
  2. Crescimento verde, sustentável e inclusivo, e inovação ecológica;
  3. Adaptação às mudanças climáticas;
  4. Gestão de resíduos;
  5. Proteção dos Oceanos (linha promovida com o apoio da Embaixada de Portugal e do Camões – CCP Brasília).

O prazo de submissão de candidaturas decorre de 09 de outubro a 31 de janeiro de 2021. Os projetos deverão ser remetidos para o endereço eletrônico: delegation-brazil-political@eeas.europa.eu.

 

Serão atribuídos cinco prémios para os melhores projetos de cada um dos cinco temas listados acima (um prémio para cada tema). Os melhores projetos serão selecionados por um Júri composto por representantes da Delegação da União Europeia no Brasil, da Embaixada de Portugal, de outros Estados-membros da União Europeia no Brasil, e de um representante da sociedade civil.

Os membros do Júri atuam e decidem, de maneira objetiva, independente e definitiva, sobre a concessão dos prémios, levando em consideração, entre outros, os seguintes critérios:

  • Valor do projeto em inspirar a proteção do meio ambiente por meio de seu exemplo positivo. A projeto deve sensibilizar e despertar emocionalmente o público, a fim de enfatizar a importância dos temas do concurso;
  • Impacto do projeto em um ou nos demais temas apresentados acima, incluindo a divulgação, promoção e defesa do meio ambiente;
  • Inovação do projeto: pode o projeto ser considerado inovador no contexto da sua aplicação?
  • Qualidade técnica do vídeo e criatividade artística na realização do mesmo.

 

Os prémios para os projetos selecionados para cada tema são:

1. 3 (três) Notebook Dell;

2. 1 (um) Ipad 7ª geração, 128 GB WI-FI + 4G, Tela Retina 10,2” Bluetooth, Câmera de 8 MP, Cor Cinza Espacial (prémio especial da Embaixada de Portugal e do Camões – CCP em Brasília, destinado à linha Oceanos);

3. 1 (uma) Câmera Canon EOS Rebel T6.

Os vencedores habitantes em outras cidades brasileiras (fora de Brasília) receberão também os bilhetes aéreos para a cerimônia de premiação em Brasília, sendo 1 (um) bilhete por projeto vencedor, para 1 (uma) pessoa, com ida e volta no mesmo dia.

Data estimada para a premiação: semana 5 de abril 2021.

 

Cronograma indicativo do concurso:

 09/ 10/ 2020 

 Lançamento do prémio e divulgação do regulamento

 06/ 11/ 2020 

 Data limite para envio de perguntas dos candidatos interessados. 

 As solicitações de esclarecimentos adicionais deverão ser formalizadas pelo e-mail:

delegation-brazil-political@eeas.europa.eu

 com esta indicação no assunto do e-mail: Concurso da Diplomacia Verde 2020.

 27/ 11/ 2020

 Data limite para envio e publicação das respostas às perguntas recebidas

 31/ 01/ 2021

 Data limite de entrega das candidaturas

 Abril 2021

 Por ocasião da celebração de Lisboa Capital Verde da Europa 2020, o trabalho dos vencedores será

 apresentado em uma recepção em homenagem aos vencedores, bem como nas redes sociais da

 Delegação da União Europeia no Brasil e da Embaixada de Portugal. 

 

As datas definidas no regulamento podem ser alteradas e, nesse caso, serão informadas em tempo hábil.

O regulamento completo com especificações sobre a participação e o formato do vídeos, bem como o formulário de inscrição e mais informções, estão disponíveis no site da Delegação Europeia no Brasil

  • Partilhe