conferencia oceanos

Realizar-se-á em Lisboa, na Altice Arena, de 2 a 6 de junho de 2020, a 2ª Conferência dos Oceanos das Nações Unidas para apoio à implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 14: conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.  

            A Conferência, copresidida por Portugal e pelo Quénia, será subordinada ao tema “Scaling up ocean action based on science and innovation for the implementation of Goal 14: stocktaking, partnerships and solutions”.

            O evento irá envolver todos os stakeholders relevantes para a implementação do referido ODS, juntando governos, sistema das Nações Unidas, organizações intergovernamentais, instituições financeiras internacionais, ONG’s, organizações da sociedade civil, instituições académicas, comunidade cientifica, setor privado e organizações filantrópicas.

            São prioridades da Conferência a obtenção de resultados tangíveis, o envolvimento do setor privado (e financeiro), a mobilização da juventude e a coordenação e cooperação entre as diversas iniciativas internacionais no domínio do mar.

            Assinale-se que, para além do programa oficial da Conferência, estão a ser organizados diversos eventos paralelos, cabendo destacar, para já:

  • Sustainable Blue Investment Forum”, 1 de junho – orientado para incrementar o papel do setor privado na economia azul sustentável;
  • Fórum da Juventude, 30-31 de maio – para estimular a participação jovem na implementação da Agenda 2030 e do ODS14 e facilitar a partilha de conhecimento sobre os Oceanos entre as novas gerações.

 

Consulte mais informações no website da Conferência:

https://www.un.org/en/conferences/ocean2020

 

 

  • Partilhe