Embaixador Jorge CabralNunca será demasiado recordar que as relações entre Portugal e o Brasil são ímpares e atravessam um momento particularmente promissor, tanto do ponto vista político, como económico, social ou cultural.

Temos uma longa História comum, partilhamos – ainda que não só com o Brasil, mas também com os restantes países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) - uma Língua com força e representatividade crescentes, que é hoje a terceira mais presente no Facebook e a quinta com maior número de utilizadores na internet, para além da quarta mais falada do mundo, o que representa um património único e inigualável; a par disso, as nossas sociedades estão ancoradas nos mesmos princípios e valores universais, tais como o superior respeito pelos direitos humanos, a democracia e a liberdade de expressão e de opinião.

Em termos económicos, o Brasil continua a ocupar uma posição inquestionavelmente importante nas estratégias de internacionalização das empresas portuguesas, num momento em que o investimento direto brasileiro, em Portugal, é já significativo. As trocas comerciais entre os dois países, sendo importantes, denotam, porém, uma margem de crescimento ainda aquém do imenso potencial existente, o que justifica a necessidade de um investimento adicional e conjunto, estratégia a que continuamos a dedicar-nos com afinco, grande empenho e dedicação.

A companhia aérea TAP continua a voar, diariamente, para inúmeras cidades no Brasil, assegurando igualmente a ligação entre o Brasil e as principais capitais europeias (cerca de 82 voos semanais, para uma dezena de cidades brasileiras). E é com enorme satisfação que constatamos que Portugal atrai um número crescente de cidadãos brasileiros, que se interessam por Portugal por motivos de estudo, investimento, trabalho, ou residência.

De resto, no plano meramente turístico, o Brasil é, atualmente, fora da Europa, o 1º mercado emissor de turistas para Portugal ,sendo que apenas em 2018, o total de dormidas de turistas brasileiros ultrapassou largamente um milhão.

Aliás, se ainda não nos visitou, aqui fica o convite para que o faça; e se já o fez, estou confiante que regressará, muito em breve!

As principais universidades portuguesas continuam a acolher milhares de estudantes brasileiros, nos mais diversos cursos, sendo que um número muito significativo de universidades e instituições de ensino superior em Portugal aceita, automaticamente, os resultados do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), como base para a seleção dos candidatos brasileiros.

Muito nos honra o reconhecimento da excelência do nosso ensino e elevada qualidade da nossa investigação, por parte de milhares de estudantes e investigadores que tiram o melhor partido de dezenas de acordos e convénios estabelecidos entre universidades portuguesas e brasileiras.

No plano cultural, o crescente fluxo de artistas plásticos, cineastas, escritores, músicos e atores, entre os dois lados do Atlântico, tem contribuído para uma atualização e modernização da imagem recíproca das nossas culturas e sociedades.

Nunca é demasiado realçar que a comunidade brasileira é, hoje em dia, a maior comunidade estrangeira residente em Portugal – o que é bem revelador dos laços e afinidades que nos aproximam. A partilha de uma língua comum será seguramente, nesse contexto, uma mais-valia a enaltecer. 

Aproveito igualmente a oportunidade para deixar uma palavra especial de profundo apreço e reconhecimento pelo papel da diáspora portuguesa no Brasil, que muito contribui, com o seu empreendedorismo, dedicação, energia, entusiasmo e empenho, para a dignificação do nosso país e consolidação da imagem de Portugal , no Brasil, como um país moderno, dinâmico e tolerante.

Tudo faremos para continuar a apoiar a vossa ação e para que se mantenham e estreitem os laços que os unem e continuarão sempre a unir a Portugal.

É, pois, com grande orgulho que deixo, aqui, uma saudação muito especial às Comunidades portuguesas e luso-descendentes, Câmaras de Comércio e Indústria e Associações portuguesas e luso-brasileiras!

Continuaremos a contar com o esforço e o empenho de todos.

Podem crer que eu próprio, a equipa que comigo colabora nesta Embaixada, bem como a vasta rede consular espalhada pelo imenso território brasileiro (Consulados-Gerais, Consulados, Vice-Consulados e Consulados Honorários de Portugal em todo o Brasil) continuamos dedicadamente à vossa inteira disposição.

Pois que Viva Portugal e que Viva o Brasil.

Que viva a excelência das relações entre os dois países irmãos.

 

Jorge Cabral

Embaixador de Portugal no Brasil

  • Partilhe