Mensagem de Boas Vindas

Esperamos que os conteúdos aqui apresentados sejam úteis e ajudem a melhor conhecer Portugal. Encontrarão, aqui, notícias sobre as atividades que diariamente desenvolvemos e também sugestões e orientações sobre como aceder a outras instituições, organismos e serviços públicos portugueses, instituições culturais, académicas e desportivas, associações da Comunidade Portuguesa no Brasil e outras entidades.

Não hesitem em contactar-nos, sempre que necessitarem de alguma informação adicional, não deixando, igualmente, de nos apresentarem todas as sugestões e recomendações que entendam pertinentes e que possam contribuir para a melhoria dos serviços que aqui prestamos e para reforçar o relacionamento entre Brasil e Portugal

Convidamos também a visitarem o nosso Facebooke o Instagram do Centro Cultural Português, em Brasília.

Se desejarem receber as nossas novidades por email, basta enviar uma mensagem para geral@institutocamoes.org.br.

Mais notíciasNotícias

programa regressar

 

O Guia de Apoio ao Programa Regressar foi criado com o intuito de ajudar na divulgação e apoiar os esclarecimentos aos potencias interessados no Programa Regressar. 

Para consultar o Guia de Apoio clique aqui

Este encontra-se disponível no Portal das Comunidades, no seguinte link: 

www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/destaques/guia-de-apoio-ao-programa-regressar

 

 

 

convite

 

Há cinco séculos, iniciou-se a primeira volta ao mundo, empreendida pela expedição naval de Fernão de Magalhães e Juan Sebastián Elcano.

Para celebrar os 500 anos da passagem da expedição pela baía de Guanabara, primeiro porto visitado nas Américas, a 13 de dezembro de 1519, a direção do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), o Museu Histórico Nacional (MHN), as embaixadas de Portugal e Espanha no Brasil, e seus consulados no Rio de Janeiro, e os institutos Camões e Cervantes promovem, nos dias 12 e 13 de dezembro de 2019, o seminário internacional “5º Centenário da primeira volta ao mundo: a estadia da frota no Rio de Janeiro” – a ser realizado no auditório do MHN.

O seminário reúne especialistas do Brasil, de Portugal e de Espanha, bem como de outros pontos da rota magalhânica na América do Sul, designadamente Argentina, Chile, Peru e Uruguai, para comemorar a contribuição dos países sul-americanos visitados pela frota da primeira viagem de circum-navegação.

Pela parte portuguesa, participam neste seminário, com apoio do Camões – Centro Cultural Português em Brasília, o Professor Doutor António Filipe Pimentel, que abordará o tema “Na Lisboa de Magalhães: o Museu Nacional de Arte Antiga e a exposição ‘A Cidade Global’”; e o Prof. Doutor José Manuel Garcia, com uma intervenção sobre “A América do Sul na problemática da primeira volta ao mundo de Fernão de Magalhães”.

De sublinhar, ainda, a participação do Comandante Jorge Semedo de Matos, da Marinha Portuguesa, que falará sobre “Os navios de Magalhães, nas rotas do Extremo Oriente: das Ilhas Marianas a Timor”, bem como, pela parte brasileira, da Prof. Doutora Vera Ferlini, titular da Cátedra Jaime Cortesão (USP/Camões,IP).

Com comissariado científico de Paulo Roberto Pereira, historiador brasileiro que tem desenvolvido pesquisa no âmbito da história dos séculos XVI e XVII, este seminário visa propor reflexões sobre a expedição liderada pelos navegadores Magalhães e Elcano e sua inserção no processo de globalização, estabelecendo pontes entre o passado e o presente, revisitando a história sob uma perspectiva contemporânea.

Mais informações (programa e inscrições):

http://mhn.museus.gov.br/index.php/500-anos-da-primeira-volta-ao-mundo-e-tema-de-seminario-internacional

 

As inscrições estão abertas até 10 de dezembro e podem ser feitas pelo sítio eletrônico: www.marinha.mil.br/dphdm/inscricoes-SI-500anos-voltaaomundo no valor de R$ 50,00 (inteira) ou R$ 25,00 (meia-entrada para estudantes, professores, idosos e pessoas com deficiência), pagos via depósito ou transferência bancária para a conta da Associação de Amigos do MHN: BANCO DO BRASIL Agência: 2861-4 CC: 19600-2 CNPJ: 32.268.617/0001-89

 

PROGRAMAÇÃO - Clique aqui

RELEASE E INSCRIÇÃO - Clique aqui

 

Contactos

SES - Setor de Embaixadas Sul, Quadra 801, Lote 02
CEP 70402 - 900
Brasília - Distrito Federal
Brasil

+55 (61) 30 32 96 00
brasilia@mne.pt

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático