Mensagem de Boas Vindas

Esperamos que os conteúdos aqui apresentados sejam úteis e ajudem a melhor conhecer Portugal. Encontrarão, aqui, notícias sobre as atividades que diariamente desenvolvemos e também sugestões e orientações sobre como aceder a outras instituições, organismos e serviços públicos portugueses, instituições culturais, académicas e desportivas, associações da Comunidade Portuguesa no Brasil e outras entidades.

Não hesitem em contactar-nos, sempre que necessitarem de alguma informação adicional, não deixando, igualmente, de nos apresentarem todas as sugestões e recomendações que entendam pertinentes e que possam contribuir para a melhoria dos serviços que aqui prestamos e para reforçar o relacionamento entre Brasil e Portugal

Convidamos também a visitarem o nosso Facebooke o Instagram do Centro Cultural Português, em Brasília.

Se desejarem receber as nossas novidades por email, basta enviar uma mensagem para geral@institutocamoes.org.br.

Mais notíciasNotícias

conferencia oceanos

Realizar-se-á em Lisboa, na Altice Arena, de 2 a 6 de junho de 2020, a 2ª Conferência dos Oceanos das Nações Unidas para apoio à implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 14: conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.  

            A Conferência, copresidida por Portugal e pelo Quénia, será subordinada ao tema “Scaling up ocean action based on science and innovation for the implementation of Goal 14: stocktaking, partnerships and solutions”.

            O evento irá envolver todos os stakeholders relevantes para a implementação do referido ODS, juntando governos, sistema das Nações Unidas, organizações intergovernamentais, instituições financeiras internacionais, ONG’s, organizações da sociedade civil, instituições académicas, comunidade cientifica, setor privado e organizações filantrópicas.

            São prioridades da Conferência a obtenção de resultados tangíveis, o envolvimento do setor privado (e financeiro), a mobilização da juventude e a coordenação e cooperação entre as diversas iniciativas internacionais no domínio do mar.

            Assinale-se que, para além do programa oficial da Conferência, estão a ser organizados diversos eventos paralelos, cabendo destacar, para já:

  • Sustainable Blue Investment Forum”, 1 de junho – orientado para incrementar o papel do setor privado na economia azul sustentável;
  • Fórum da Juventude, 30-31 de maio – para estimular a participação jovem na implementação da Agenda 2030 e do ODS14 e facilitar a partilha de conhecimento sobre os Oceanos entre as novas gerações.

 

Consulte mais informações no website da Conferência:

https://www.un.org/en/conferences/ocean2020

 

 

mdn

 

Tendo em vista a utilização de procedimentos desburocratizados e desmaterializados, todos os cidadãos que têm associada ao seu cartão de cidadão uma morada de residência no estrangeiro há mais de 6 meses, encontram-se automaticamente dispensados da comparência no Dia da Defesa Nacional (DDN).

Cidadãos que se encontrem a residir no estrangeiro há menos de 6 meses, ou que ainda não alteraram a sua morada de residência no estrangeiro, podem apresentar requerimento de dispensa, sem necessidade de obterem um certificado de residência para esse efeito junto dos Postos Consulares.

Como prova de residência no estrangeiro, os cidadãos podem apresentar junto com o requerimento declarações emitidas pelas autoridades locais, podendo ser consideradas para esse efeito os seguintes documentos:

a) Declarações de matrícula emitidas por estabelecimentos de ensino locais;

b) Declarações emitidas por entidades policiais que comprovem que o cidadão é residente no estrangeiro;

c) Contratos de trabalho;

d) Declarações emitidas pela entidade empregadora;  

e) Declarações emitidas por outras entidades locais que possam comprovar a residência do cidadão no estrangeiro que o habilite a requerer a dispensa de comparência no DDN.

 

Cidadãos podem enviar posteriormente, por e-mail, todo o processo para o serviço competente do Ministério da Defesa Nacional (MDN), sem necessidade de se deslocarem ao Posto Consular.

Nos casos em que os cidadãos optem pela obtenção do certificado de residência para requererem a dispensa da comparência no DDN, este documento pode ser emitido no Posto Consular, sem necessidade do cidadão se deslocar ao mesmo. O certificado pode ser enviado ao requerente em formato digital para o respectivo endereço de e-mail. Posteriormente, o próprio requerente tratará de todo o processo directamente com o MDN, através do Balcão Único da Defesa.

 

Os seguintes contactos devem ser utilizados pelos requerentes para esclarecimentos de dúvidas sobre a matéria em apreço, bem como para enviar os seus requerimentos de dispensa de comparência ao DDN:

- Site internet: https://bud.gov.pt/ddn/

- Endereço de e-mail para o envio do requerimento de dispensa: ddn@defesa.pt

- Referido requerimento pode ainda ser enviado por correio registado para o seguinte endereço postal: Direcção Geral de Recursos de Defesa Nacional, Avenida Ilha da Madeira nº1 4º andar, 1400-204 Lisboa, Portugal.

Contactos

SES - Setor de Embaixadas Sul, Quadra 801, Lote 02
CEP 70402 - 900
Brasília - Distrito Federal
Brasil

+55 (61) 30 32 96 00
brasilia@mne.pt

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático