Mensagem de Boas Vindas

Esperamos que os conteúdos aqui apresentados sejam úteis e ajudem a melhor conhecer Portugal. Encontrarão, aqui, notícias sobre as atividades que diariamente desenvolvemos e também sugestões e orientações sobre como aceder a outras instituições, organismos e serviços públicos portugueses, instituições culturais, académicas e desportivas, associações da Comunidade Portuguesa no Brasil e outras entidades.

Não hesitem em contactar-nos, sempre que necessitarem de alguma informação adicional, não deixando, igualmente, de nos apresentarem todas as sugestões e recomendações que entendam pertinentes e que possam contribuir para a melhoria dos serviços que aqui prestamos e para reforçar o relacionamento entre Brasil e Portugal

Convidamos também a visitarem o nosso Facebooke o Instagram do Centro Cultural Português, em Brasília.

Se desejarem receber as nossas novidades por email, basta enviar uma mensagem para geral@institutocamoes.org.br.

Mais notíciasNotícias

Informa-se que o voto antecipado para a eleição da Assembleia da República dos cidadãos portugueses recenseados em Portugal mas deslocados temporariamente no estrangeiro decorrerá no período compreendido entre os dias 24 e 26 de setembro, nos Postos consulares portugueses.

Na Secção Consular da Embaixada de Portugal em Brasília, decorrerá no seguinte horário: das 08h00 às 13h00.

Consulte aqui o folheto informativo sobre o voto antecipado. 

I –De acordo com a Lei Eleitoral para a Assembleia da República podem votar antecipadamente para a Assembleia da República os seguintes eleitores recenseados em Portugal quando deslocados no estrangeiro: 

a) Por inerência de funções públicas;

b) Por inerência de funções privadas;

c) Quando deslocados no estrangeiro em representação oficial de seleção nacional, organizada por federação desportiva dotada de estatuto de utilidade pública;

d) Estudantes, investigadores, docentes e bolseiros de investigação deslocados no estrangeiro em instituições de ensino superior, unidades de investigação ou equiparadas reconhecidas pelo ministério competente;

e) Doentes em tratamento no estrangeiro;

f) Que vivam ou que acompanhem os eleitores mencionados nas alíneas anteriores.

II – Documentos e situações em que o mesmo poderá ser exercido

Os cidadãos que pretendam votar de acordo com esta modalidade deverão apresentar o seu documento de identificação ou outro documento oficial identificativo (passaporte, carta de condução), bem como comprovativo em como se encontram numa das situações elencadas acima.

O Presidente da Comissão Recenseadora do Posto consular deverá verificar a documentação e decidir se o documento apresentado é suficiente para comprovar que a mesma se enquadra num dos motivos indicados no ponto I.

Informação adicional poderá ser consultada em:

 

Confrontados com triste notícia do falecimento do cantor e compositor Roberto Leal, ocorrida hoje dia 15 de setembro, no Hospital Samaritano, na cidade de São Paulo, o Embaixador de Portugal Jorge Cabral enviou uma mensagem de condolências aos familiares e amigos do cantor, bem como aos responsáveis do conselho das comunidades portuguesas, em S. Paulo.

Com 45 anos de carreira na música e radicado no Brasil desde os 11 anos de idade, Roberto Leal fez também cinema e televisão, mas foi à música que se dedicou, até ao fim da sua vida. Roberto Leal, nome artístico de Antonio Joaquim Fernandes, foi um homem simples e amigo, sempre orgulhoso das suas origens e da sua pátria, honrando as tradições e a música popular portuguesas. Foi, aliás, desse modo que prestou um inestimável contributo para a aproximação e união das comunidades portuguesa e luso-brasileira, no Brasil. Nessa medida, poderá ser genuinamente considerado um “Embaixador da Cultura portuguesa”, no Brasil.

Embaixador Jorge Cabral recorda, com emoção, o encontro que manteve com o cantor, em janeiro deste ano, em S. Paulo, por ocasião da deslocação ao Brasil de S.Exa. o SECP, Dr. José Luis Carneiro, altura em que Roberto Leal lhes falou, com grande paixão e entusiasmo, de diversos projetos ligados à sua atividade profissional, que pretenderia executar.

O seu falecimento representa uma perda irreparável para a família portuguesa, para Portugal, para a comunidade luso-brasileira, mas, seguramente também, para o mundo artístico e para o panorama musical em geral.

 

Contactos

SES - Setor de Embaixadas Sul, Quadra 801, Lote 02
CEP 70402 - 900
Brasília - Distrito Federal
Brasil

+55 (61) 30 32 96 00
brasilia@mne.pt

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático